quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Topázio







O topázio é constituído por flúor e alumínio. A sua cor pode ser o amarelo claro, o topázio mais conhecido, mas também é possível encontrar topázios brancos, cinzentos, verdes, azuis ou amarelo avermelhados. A verdade é que o topázio sem outras substâncias associadas é transparente, mas a presença de ferro ou crómio faz com ganha uma coloração de acordo com os minerais incluídos.
O seu nome tem origem latim topazius, pelo grego τοπάζιον, que significa “buscar” e que era o nome de uma ilha no Mar Vermelho de onde era extraída uma pedra amarela, que possivelmente não era um topázio, de acordo com a definição actual. Mesmo na Idade Média, qualquer pedra preciosa amarela era chamada topázio, mas actualmente essa confusão já não existe.
O topázio é principalmente utilizado na joalharia.
Pode ser encontrado em pegmatitos, veios de quartzo e também associado a outros minerais. Os principais locais de extracção são os Montes Urais, República Checa, Noruega, Suécia, Brasil, Japão, México e Estados Unidos.
O topázio é conhecido desde há muito tempo e era um talismã para os egípcios que adoravam o Deus Rá e que consideravam que o topázio protegia contra o mal, contra a fraqueza, dando coragem e ânimo a quem o possuísse. Já na Idade Média um médico romano supostamente curou pessoas com a peste negra simplesmente tocando as feridas com um topázio que dizia ter pertencido a dois papas, Clemente VI e Gregório II. Ainda hoje se acredita nas propriedades curativas e fortalecedoras deste mineral, sendo usado como amuleto para ajudar a tomar decisões e a ganhar coragem nas decisões tomadas. Gostou? então ajude este blog a continuar ao clicar num dos anúncios (publicidade) disponíveis. Obrigado

Sem comentários:

Enviar um comentário